seo

Técnicas SEO para seu site WordPress aparecer bem no Google

Implementar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas) em seu site pode lhe fazer economizar na hora de colocar seu site WordPress em evidência, no meio de centenas, milhares de sites que buscam o mesmo espaço.

Para começar: o próprio Google considera o CMS como amigável para otimização de buscas, graças a sua estrutura orientada a objetos, que permite recursos e complementos cada vez mais compatíveis ao uso das tais boas práticas. Portanto, é importante conhecer as melhores técnicas e plugins para utilizar a seu favor.

Página Otimizada

Os buscadores priorizam páginas que oferecem conteúdos de qualidade para proporcionar a melhor experiência possível aos usuários. Esse conteúdo deve reunir informações inéditas e que atendam aos questionamentos que os usuários venham a ter sobre determinado tema. Otimizar suas páginas, em primeiro lugar, é fazer com que tais informações sejam tratadas em diversos formatos, como imagens, vídeos e textos.

Feito isso, é necessário aprimorar o conteúdo de forma que o buscador entenda a sua relevância para uma pesquisa sobre o tema de seu site. Ou seja, você deve eleger uma palavra-chave para cada postagem. Caso queira fazer uma escolha ainda mais apurada, utilize o Google Trends, que indica quais os termos mais procurados.

É fundamental que a palavra-chave esteja na URL, no título do post, em algum subtítulo H2, no começo do primeiro parágrafo e no decorrer do texto. Porém, evite repetição do termo em excesso, faça uso de sinônimos quanto necessário.

Outra dica para aprimorar seu conteúdo é produzir textos que contenham mais de 300 palavras. Textos curtos não são bem pontuados pelos motores de busca.

Utilize o plugin WordPress SEO by Yoast

Este poderoso plugin auxilia na construção dos posts e indica a melhor classificação possível, sinalizando em cores se seu tratamento SEO está bom (círculo verde), OK (círculo laranja) e péssimo (círculo vermelho) para cada nova postagem.

O plugin ainda indica se seu texto está muito curto e sugere a utilização de algum link, seja para um conteúdo interno ou externo. Também é possível editar meta-dados diretamente nos campos do WordPress SEO by Yoast. Mas lembre-se: a ferramenta apenas auxilia o seu trabalho. Você deve fazer uma avaliação criteriosa e decidir se haverá ou não margem de dúvida sobre o seu conteúdo antes de publicá-lo.

Cuide da velocidade do seu site

A velocidade de carga do seu site WordPress também é um ponto crucial para os mecanismos de busca, além da experiência do usuário. E o próprio WordPress possui uma série de plugins que ajudam na otimização deste quesito. O plugin PageSpeed Insights, por exemplo, faz um diagnóstico do desempenho da sua página na internet e aponta melhorias, como a redução do tamanho de imagens e a habilitação do cache.

De olho nas imagens

Otimizar as imagens é um trabalho fundamental para seu site se sair bem nas buscas do Google. A dica aqui é incluir uma imagem no texto cujo o nome do arquivo contenha a palavra-chave. Na hora de inserir a imagem utilize o termo principal também nos atributos “title” e “Alt”.

Quanto ao tamanho das imagens, você pode utilizar o plugin Smush.it, que reduz o tamanho dos arquivos na hora do upload sem prejudicar a qualidade da imagem.

Então, anotou tudo? Agora você pode trabalhar o tratamento SEO de suas páginas e aprimorar ainda mais o seu conhecimento!

* (com informações de UOL)