dominioestacionado

Domínios estacionados: Hospede quantos domínios precisar em uma só plano

Muitos usuários precisam de hospedar mais de um domínio na mesma conta. Os motivos são vários, mas os principais passam por manter ativos seus domínios reservados para fins comerciais ou para manter sua rede de e-mails organizada por demandas de identificação de cada domínio.

Seja qual for o caso, a Weaversite trabalha com planos que permitem aos seus clientes estacionar vários domínios na mesma conta de hospedagem. O uso dos chamados domínios estacionados – ou aliases, ou mesmo domínios parkeados – traz acessos de diferentes domínios para o seu site principal e pode ser útil para o seu projeto ou empresa, dependendo é claro dos seus objetivos.

Diferente de muitas empresas que levam à pratica comercial exigindo que os usuários assinem mais de uma conta de host sem necessidade e acabam por exigir também que os mesmos utilizem de ferramentas externas para gerenciar os nameservers DNS e apontamentos – outra coisa absolutamente desnecessária para quem pode instalar vários domínios em um só lugar. Este recurso é ilimitado na Weaversite.

Mas como isso funciona?

Simples. Basta acessar o seu painel de controle CPanel© para informar ao servidor para que sua conta de hosting reconheça o seu novo domínio e configurar o DNS do registro com as mesmas informações do domínio principal.

Anh?? Calma, vamos a um pequeno passo-a-passo com exemplos hipotéticos.

Digamos que o seu domínio principal é o www.empresa1.com, seu site está rodando a partir do acesso a este link informado e você possui 20 contas de email @empresa1.com. Mas a empresa tem um setor que precisa de um endereço específico e você quer registrar o www.empresa2.com.

Importante: A Weaversite suspendeu temporariamente a comercialização de novos domínios. Para registrar um novo domínio, procure o Registro.br, um serviço de Whois ou outro serviço especializado.

Faça login no painel de controle CPanel© do seu site principal: www.empresa1.com/cpanel. Dentre os vários ícones de opções, vá até a seção “Domínios” e clique no ícone com o nome “Aliases” ou “Domínios Estacionados”. Preencha o campo com o seu novo domínio e clique no botão “Adicionar”. Por padrão, domínios inseridos nesta opção já são direcionados ao site principal. Após criado, você ainda pode configurar direcionamentos distintos para links ou pastas dentro do seu site.

cpanel

Agora, acesse o serviço de registro e informe os nameservers DNS corretos, iguais aos do primeiro domínio www.empresa1.com:

ns1.weaversite.net
ns2.weaversite.net
ns3.weaversite.net

Pronto! Mas, pra quê servem?

Além de você reservar e manter ativos os nomes de domínio que necessita, uma aplicação muito importante é feita na hora de configurar diferentes contas de e-mail para diferentes setores do seu projeto. Ainda dentro do painel de controle CPanel© do seu site principal, na seção E-mails, clique no ícone de nome “Contas de email” (marcado na imagem acima) e veja se o novo domínio está listado na opção “Domínios”. Crie um novo e-mail, como gerente@empresa2.com. As configurações de leitura de e-mail POP3 e SMTP serão as mesmas das outras 20 contas com o nome @empresa1.com deste exemplo.

Dúvidas?

Se você quer ativar mais domínios estacionados em sua conta de hospedagem na Weaversite, entre em contato: suporte@weaversite.com.